Bedlam

Bedlam 0.8.1.3842

Abrace a loucura da história dos videogames

Ainda em Acesso Antecipado no Steam, Bedlam é, na verdade, um conjunto de jogos em um. Este FPS coloca você dentro da história dos videogames, na qual terá de lutar para voltar ao mundo real. Ler descrição completa

PRÓS

  • Algumas grandes ideias
  • Bom design
  • Trabalho de voz e escrita divertidos

CONTRAS

  • Ainda em estado bruto
  • Incompleto
  • Ao reunir jogos de design ruim, acaba pecando no visual

Razoável
6

Ainda em Acesso Antecipado no Steam, Bedlam é, na verdade, um conjunto de jogos em um. Este FPS coloca você dentro da história dos videogames, na qual terá de lutar para voltar ao mundo real.

Faça uma viagem no tempo

Começando com alguns desajeitados jogos do início dos anos 90, a ação sai do vazio virtual para levá-lo a todas as eras do videogame. Você visitará diferentes exemplares de gêneros como RPG, retrô de 8 bits, jogo de tiro e de estratégia em tempo real, todos em primeira pessoa. Essa experiência é estranhamente sedutora e seu poder de atração aumenta conforme deixa para trás polígonos mal desenhados e vai dando lugar a visuais mais refinados.

Algumas mudanças de cenário são deslumbrantes, principalmente a primeira. A zona da abertura parece ter sido baseada em um clone ruim do Duke Nukem 3D, com tons de rosa lúgubres e cyborgs com cara de porcos. Ao abandonar este mundo, há um corte de cena para um jogo da Segunda Guerra Mundial, com gráficos mais nítidos (embora ainda comicamente ultrapassados). Outros fatores que também mudam são o tipo de jogabilidade, com a possibilidade de apontar a mira da sua arma para baixo e os tipos de saltos, que são fascinantes de se ver.

Ao longo desta divertida e desarticulada aventura, você terá a companhia da narração e de comentários de voz de seu personagem "Athena". Trata-se de uma mulher infeliz, que no seu primeiro dia de trabalho foi sequestrada pelo mundo virtual. Suas piadas inesperadas tornam a ação mais leve, destacando o ridículo de sua situação ao mesmo tempo em que contextualizam os vários períodos de jogo pelos quais ela viaja.

O design deixa a desejar

Infelizmente ainda é muito cedo para Bedlam. O jogo conta com muitos picos de dificuldade, e isso, geralmente, é resultado de uma ideia de diversão mal implementada pelos desenvolvedores dentro da dinâmica do game.

Exemplo disso é um nível que coloca você dentro de um jogo arcade no estilo Space Invaders. Nele, você precisa explodir um OVNI. Contudo, para fazer isso, é preciso estar constantemente com o alvo direcionado para cima, o que o deixa inconsciente sobre o mundo ao seu redor conforme luta para se mover ao longo de um caminho estreito "2D".

Enquanto alguns problemas devem-se ao design, como comentários sobre os jogos emulados, outros não têm essa origem. A saúde de alguns chefes parece diminuir mais por acaso do que por conta de suas ações e há checkpoints irregulares - estes são apenas dois dos erros existentes que poderiam ser suficientes para fazer você fechar o jogo e não voltar.

Claro que o game ainda não está finalizado e ainda há tempo para melhorar bastante, mas, no momento, os problemas técnicos existem por todos os lados.

Como os jogos costumavam ser

Em termos de apresentação, Bedlam é um jogo realmente difícil de avaliar. Visualmente, muda de tons e qualidade constantemente, o que torna analisar se muitos de seus defeitos visuais devem-se ao design da era imitada ou a erros técnicos reais.

Ocasionalmente, no entanto, nota-se nitidamente que as falhas não estão associadas ao design. Andando por uma vila bombardeada, é possível ver um tapete pairando acima do piso - e isso não é parte de um meta comentário inteligente, mas sim os restos de um jogo ainda em construção.

Entretanto, enquanto algumas áreas do game deixam você pensando sobre o seu propósito, outras são verdadeiramente inspiradoras. No clone do Pac-Man que você encontra no final desta (inacabada) compilação, por exemplo, você pode olhar para cima para ver onde estão localizados, no labirinto, os itens coletáveis e os fantasmas. É ainda possível jogar utilizando-se este ângulo, o que permite navegar pelo labirinto néon com facilidade.

Esses pontos altos são acompanhados por um trabalho de voz e de escrita verdadeiramente divertido, que fará você rir até mesmo quando o jogo falha.

De olho nele

Bedlam é uma joia com falhas que precisa de tempo para crescer. Ele ainda sofre o problema que todos esses jogos de compilação deve superar - ao reunir títulos de design ruim, você corre o risco de repetir esse mesmo erro. A escrita e o ritmo, porém, fazem com que se sobressaia com relação a títulos semelhantes.

Com meses de desenvolvimento pela frente - que esperamos que incluam melhorias para os níveis existentes e um bom final -, eu vou ficar de olho no Bedlam até o seu eventual lançamento. Pode que não seja um título perfeito, mas para os mais experimentados de vocês, certamente merece uma chance no Acesso Antecipado - mesmo que seja apenas para ajudar o desenvolvedor a encontrar e resolver os bugs atuais.

Bedlam

Download

Bedlam 0.8.1.3842